top of page

Meu Intestino: o "maestro" da grande "orquestra"

Todo mundo sabe que é preciso ter um intestino saudável, mas afinal de contas o que é um intestino saudável?


Ir todos os dias ao banheiro pode indicar saúde intestinal? Sim, pode! Mas não é só essa pergunta que você tem que fazer - acrescente a ela também mais algumas informações essenciais para começar a ter uma ideia se o seu intestino é saudável:


(1) Você vai ao banheiro todos os dias?

(2) Quantas vezes no dia você vai ao banheiro?

(3) Qual a consistência das suas fezes? Tem formado de bolinhas, banana madura ou sai meio sem forma específica? (veja Escala de Bristol)

(4) Qual a coloração das fezes

(...) e por aí vai, dependendo da suas respostas vou te fazer outras tantas perguntas também!


Todo trato digestivo (desde a boca, esôfago, estomago, intestinos e ânus) emite sinais de saúde ou sinais de atenção que devem ser sempre observados e entendidos por você e pelos profissionais que te acompanham. Falar e entender sobre intestinos deve ser cada vez mais explorado e discutido porque ele é o grande "maestro" da "orquestra" saúde. É pelo trato digestivo que temos contato com o mundo que nos rodeia, que absorvemos nutrientes e substâncias, boas e ruins e, é pro meio dele, que levamos as mais diversas informações para o nosso metabolismo. Se o intestino não esta bem, pode ter certeza que várias outras coisas no seu corpo também não estão bem.


Isso não é para te assustar, longe de mim querer fazer esse tipo de "suspense", todas essas informações são para te ensinar a olhar para VOCÊ com carinho e cuidado para que tenha ainda mais saúde e longevidade.




Se cuide!


Com carinho,

sua nutricionista

Juliana Morais


Comentarios


bottom of page