top of page

Será mesmo que precisamos só de leite para ter cálcio?

A biodisponibilidade do cálcio presente nos vegetais é maior do que a biodisponibilidade do cálcio do leite e seus derivados.


Biodisponibilidade é a capacidade que um nutriente tem de ser absorvido pelo organismo após ser ingerido em um alimento. Em outras palavras, é a quantidade de nutriente que está disponível para ser aproveitada pelo corpo humano após a digestão e absorção no trato gastrointestinal.


Ela pode ser influenciada por diversos fatores, como a forma em que o nutriente é apresentado no alimento, a presença de outros nutrientes que podem ajudar ou prejudicar a absorção e a interação com substâncias presentes na dieta ou no próprio organismo.


Assim sendo, nem sempre a quantidade de nutriente presente em um alimento é equivalente à quantidade que efetivamente será absorvida pelo corpo. Por isso, é importante considerar não apenas a quantidade de nutrientes, mas também a sua biodisponibilidade ao escolher os alimentos em uma dieta equilibrada.


Por exemplo, um estudo publicado no Journal of Food Science comparou a absorção de cálcio em brócolis, couve chinesa e couve em comparação com o leite. Os resultados mostraram que a biodisponibilidade do cálcio nas verduras foi maior em comparação com o leite.


Outro estudo publicado na revista Nutrition Research and Practice avaliou a biodisponibilidade de cálcio em diferentes vegetais, incluindo vegetais de folhas verdes. Os pesquisadores descobriram que a biodisponibilidade de cálcio em vegetais de folhas verdes, como couve e espinafre, foi maior do que a biodisponibilidade do cálcio em vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor.


Um copo de leite (240 ml) contém cerca de 300 mg de cálcio, enquanto uma xícara de couve cozida (250 ml) contém cerca de 100 mg de cálcio. No entanto, a biodisponibilidade do cálcio na couve é maior do que a biodisponibilidade do cálcio no leite, o que significa que o corpo humano pode absorver mais cálcio da couve do que do leite.


E agora, você já sabe me dizer será mesmo que precisamos só de leite para ter cálcio?



Referências:

  • Weaver, C. M., Martin, B. R., & Plawecki, K. L. (2012). Absorption of calcium from brassica vegetables: broccoli, bok choy, and kale. Journal of food science, 77(5), H87-H90.

  • Lee, J. J., & Kim, K. M. (2016). Effect of vegetable consumption on calcium metabolism in Korean postmenopausal women. Nutrition research and practice, 10(2), 175-181.

Comments


bottom of page